– Entrevista com Rodrigo Nascimento, medalhista na OBMEP que hoje faz carreira na tecnologia.

– Entrevista com Rodrigo Nascimento, medalhista na OBMEP que hoje faz carreira na tecnologia.

Já falamos algumas vezes em nossos canais e também em reportagens para a mídia sobre a história do Rodrigo Nascimento. Conhecido pela comunidade do bairro Congonhal, na zona rural da cidade de Tatuí, a 130 quilômetros da capital paulista. Simpático, às vezes tímido, atendia no caixa e passava as compras dos clientes, guardava os produtos nas sacolas, fazia reposição dos itens nas prateleiras, ajudava no setor de açougue e de padaria do estabelecimento. Era um faz-tudo, com jornada de 12 horas diárias e remuneração mensal de um salário mínimo.

O jovem prodígio foi destaque da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), foi seis vezes medalhista. Com destaque reconhecível por todos, foi vice-campeão em 2011, 2012, 2014 e 2015 e primeiro colocado em 2013 e 2016. Um talento em preciosa pedra bruta, encontrado pelo projeto Meu Futuro Digital para ser, enfim, lapidado.

Rodrigo Nascimento trabalha na GFT, multinacional de origem alemã, onde desenvolve projetos de programação computacional para melhoria do sistema logístico. Ele fala um pouco da importância de programas como o #OTechTáOn e como a tecnologia ajudou ele a mudar de vida e conseguir colocar seus sonhos e de sua família em prática. Confira!

A matemática ajudou você a escolher o caminho
da programação computacional?
Rodrigo – Na verdade, foi por acaso, eu pensava em fazer algo como engenharia, mas estava tendo um curso técnico gratuito aqui na minha cidade, como ela é muito pequena só tinham 2 cursos, administração e informática. Eu já fiz administração então entrei no único que restava, nem sabia do que se tratava, aí acabei gostando muito e continuei nessa área, entrei para a faculdade de ciência da computação e tudo mais.

Como a área de tecnologia pode mudar a vida dos jovens que ainda estão buscando uma carreira profissional?
Rodrigo – A área de tecnologia é incrível! Além de você conseguir trabalhar até de casa, existe muita demanda por profissionais. Então, os salários são altos e você também consegue ajudar muitas pessoas com os projetos em que trabalha, eu, por exemplo, estava trabalhando em um sistema de telemedicina para as pessoas poderem fazer consulta com o médico sem sair de casa, isso é muito legal.

Você acha que programas como #OTechTáOn podem ajudar esses jovens a conseguirem entrar no mercado de trabalho?
Rodrigo –  Com certeza! Eu queria muito ter tido uma oportunidade dessa quando saí do ensino médio.

Quais dicas você pode compartilhar com esses jovens que estão buscando ingressar no mercado de tecnologia?
Rodrigo – Fazer pequenos projetos para ir aprendendo novas coisas e também aumentando o portfólio que é muito importante. Também é interessante postar esses projetos no LinkedIn, sendo uma rede social muito legal para conseguir oportunidades.

Mikaela Menezes