Pesquisa mostra que jovens com formação técnica têm mais emprego formal e evolução de carreira no Brasil.

Pesquisa mostra que jovens com formação técnica têm mais emprego formal e evolução de carreira no Brasil.

Para entender como as empresas brasileiras contratam seus jovens, foi realizada uma pesquisa chamada “Inclusão produtiva de jovens com Ensino Médio e Técnico: experiências de quem contrata” e os resultados do estudo, que foi apresentado no dia 15 de março, deixa claro que a educação profissional e técnica possibilita mais chances de entrada no mercado de trabalho e também uma evolução de carreira muito maior quando comparada com os que possuem apenas o Ensino Médio.

A pesquisa mostra que os jovens com formação técnica permanecem na companhia e evoluem de cargo e também que grande parte dos gestores já ocuparam cargos técnicos. Sendo um ponto muito positivo e se tornando um grande diferencial para a equipe de RH na hora de selecionar um jovem para o time.

Mesmo com todos esses dados positivos, para as organizações ainda é muito difícil contratar jovens do ensino médio/técnico, pois a falta de experiência e também de habilidades socioemocionais adequadas se tornam uma barreira.

A parte animadora do estudo é que o setor produtivo está aberto a ajudar com a formação dos jovens, pois 53% das organizações expressaram que estão dispostos a oferecer formação e vagas de estágio ou aprendizagem para esses estudantes como forma de incentivo.

Para saber um pouco mais sobre a pesquisa acesse o link e leia a matéria completa: https://frm.org.br/pesquisa-inclusao-produtiva-dos-jovens-experiencias-de-quem-contrata?lang=pt

Mikaela Menezes